segunda-feira, 14 de abril de 2008

Expo'98 - A maior exposição mundial realizada em Portugal


A Expo’98 foi uma das mais expressivas exposições internacionais do século XX.
A exposição decorreu em Lisboa de 22 de Maio a 30 de Setembro de 1998 e recebeu cerca de 11 milhões de visitantes.
Foi um evento que se integrou no regime jurídico das exposições internacionais, determinado pelo BIE (Bureau International des Expositions).
A Expo’98 insere-se numa tradição de exposições internacionais, cuja origem remonta ao século XIX, com a realização da Exposição de Londres de 1851.
A ideia de realizar esta exposição internacional em Portugal surgiu no âmbito da Comissão para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses que teve como objectivo marcar a importância histórica dos descobrimentos portugueses das últimas décadas do século XV.
Dedicada ao tema “Os Oceanos, Um Património para o futuro”, a Expo’98 visou também alertar a comunidade mundial para a importância da preservação ecológica dos oceanos.
A participação oficial da Expo '98 fez dela uma das exposições mais internacionais de sempre. Nela participaram oficialmente 160 participantes, 146 países e 14 organizações internacionais.
A exposição incluiu pavilhões temáticos como o Oceanário e o Pavilhão de Portugal e dezenas de pavilhões internacionais com as representações dos países participantes. Além destas infra-estruturas, foram também criados vários edifícios destinados a actividades lúdicas e artísticas.
“Pangaea” foi o hino oficial desta exposição internacional que teve como mascote o “Gil”, acompanhado da sua amiga docas, seres oriundos das profundezas do mar.
O projecto global da Expo’98 consolidou dois projectos distintos: a realização da Exposição Mundial de Lisboa e a reabilitação urbana de uma área localizada na parte oriental da cidade de Lisboa, hoje designada por “Parque das Nações”.
O espaço que acolheu a maior exposição mundial realizada em Portugal foi aproveitado para criar uma nova área urbana da cidade de Lisboa, onde se desenvolveram vários projectos de habitação, estabelecimentos comerciais, zonas verdes, parques de lazer em articulação com o desenvolvimento das linhas do metropolitano.
Além de constituir um legado para o futuro das exposições internacionais, a Expo’98 funcionou também como um impulsionador urbanístico e ambiental, o que fez deste projecto o merecedor do prémio da melhor realização urbanística ibérica em 2000.

Urânia Cardoso

Fontes:
http://www.parquedasnacoes.pt/pt/expo98/;1998,2003 Parque EXPO 98,S.A.; 13 de Abril 2008;16:00h.

http://www.civilium.net/infocil/expo98.shtml;
1997-98 Parque Expo'98, S.A. ( imagens e textos adaptados ),1996 Impala Sociedade Editorial, S.A. ( imagens ), 1997-98 Filipe Miguel Tavares ( fotografias e textos originais );13 de Abril 2008, 16:30h.

http://educom2.sce.fct.unl.pt/~e4paalx/expo98.html;1997 Texto Editora; 13 de Abril,17:00h.

Sem comentários: